top of page

As condições para uma sessão on-line

  • Foto do escritor: Raquel Marinho
    Raquel Marinho
  • 1 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de jul.

Quando a pandemia de covid-19 começou e todos nos vimos na necessidade de interromper as atividades presenciais, os psicanalistas passaram a atender por telefone ou pelas plataformas digitais, também para não deixar os pacientes desamparados, num momento de muita apreensão e sofrimento coletivos.

 

É interessante pensar que, por um lado, os analistas sempre se fizeram versáteis em relação às condições ideais de atendimento, o que lhes permitiu atuar nos mais variados campos, como nas escolas, na Justiça, na Assistência Social, junto de pessoas hospitalizadas, privadas de liberdade, em situação de rua. Por outro lado, não nos cabe ignorar que algumas condições influenciam a viabilidade de uma sessão psicanalítica.

 

A fim de trazer uma breve reflexão, farei uso de um documentário realizado com pacientes na França, no tempo do primeiro confinamento, quer dizer, experimentando a análise à distância pela primeira vez. Ele se chama "Un divã no fio" (Miller, 2020) - numa ligação telefônica - e está disponível na língua francesa.

 

Um divã de veludo roxo visto de cima

(Fonte da imagem: vimeo)


No decorrer dele, quatro pacientes dão testemunho dessa experiência e a última menciona um ritual para fazer a sessão. Próxima do horário, instala-se sempre no mesmo cômodo do apartamento, numa poltrona que gosta, como se os reservasse a esse propósito. Sentada, aguarda seu analista lhe chamar. E depois que a sessão se interrompe, "como se estivesse no metrô" - naquilo que a transportaria da análise -, ela coloca uma música e dança.

 

Não se trata de fazer exatamente do mesmo jeito! Aliás, o documentário mostra bem como, para cada um dos quatro pacientes entrevistados, a experiência os toca e se processa de modo diferente. Podemos, entretanto, extrair algumas dicas que favorecem o atendimento: (1) A necessidade de se preparar, por exemplo, verificando se o aparelho a ser usado, está carregado; (2) a escolha de um lugar para se assentar, num ambiente privativo, preservado da interrupção e/ou interferência por aqueles que podem estar próximos de você; e (3) o uso de fones de ouvido, que reduzem ruídos e aumentam a privacidade. Enfim, pequenos cuidados que costumam contar como condições propícias à realização das sessões on-line.

bottom of page